Status do processo

Status do processo: Finalizado.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um mês no Canada


Pareçe que foi ontem que eu cheguei aqui. Exatamente hoje estou completando um mês no Canada. O tempo passa rápido.

Nesse mês eu dei entrada na documentação junto aos orgões do governo do Canada para poder ter acesso aos serviços: NAS (CPF no Brasil), assurance maladie (sistema de saúde público), assurance médicament (programa que baratea os custos de alguns medicamentos).

Contratei uma tradutora juramentada para fazer a tradução dos meus diplomas e históricos escolares. Isso vai servir para dar entrada no comparativo de estudos, mas alguns vão dizer: pow o cara é de TI e precisa disso? Eu digo que sim porque se for trabalhar no governo, precisa. Eu começei a me inscrever no Revenu Québec, mas falta finalizar porque estou com algumas dúvidas no preenchimento do formulário de inscrição.

Na primeira semana, logo depois que eu cheguei, eu dei entrada na francisação pela internet e mandei meu CRP (confirmação de residente permanente) pelos correios para Montréal. No dia 8/8 eles mandaram um e-mail com a convocação para um nivelamento linguístico. Dia 19 fiz esse teste, foi mamata, apenas uma redação. Tive que escolher dentre dois assuntos.

No mesmo dia eu fiquei sabendo que provavelmente só iria começar em meados de novembro, mas hoje recebi uma ligação da francisação solicitando minha presença amanhã as 8:30, fiquei muito feliz.

Enquanto isso estou procurando trabalho. Já fui chamado para entrevista e estou aguardando uma resposta. Mandei outro CV e também no aguardo. Estou sempre ajeitando meu CV, tentando melhorar o máximo possível e claro, enviando para as empresas.

Sobre apartamento, estou a procura. Estou olhando no kijiji e andando pelas ruas. Como estou no ap de um amigo e ele me disse que eu procurasse com calma então estou tranquilo. Porque o contrato de aluguel dura 12 meses e se eu pegar qualquer porcaria vou me arrepender.

Sobre banco, eu fechei minha conta no Desjardins e abrir no Scotia. O Scotia tem um programa para imigrantes e ofereçe cartão de crédito com limite de 1.000 $ e isso é muito bom para começar a vida por aqui. O Desjardins só ofereçe cartão com 500 $ e só depois que estiver trabalhando; para o histórico de crédito isso é horrível. Fica a dica, não abram conta no Desjardins, eu só abrir lá para trazer o dinheiro por causa do câmbio.

Pois é, estou gostando muito daqui. Eu no Brasil vivia a andando na quinta marcha, aqui é só primeira. É impressionante como o québécois não tem pressa. Outro dia eu vi um animal fazendo merda na rua e uma fila de carro cresçendo, mas ninguém buzinou, ninguém ficou stressado.

Ja ja chega o inverno e preciso comprar os acessórios para encarar essa estação tão temida. Estou pesquisando e esperando promoções porque o negócio aqui é esperar, se for comprar logo termina pagando caro.

Quando eu tiver mais notícias, eu posto.

Abraços

3 comentários:

  1. É isso aí Leonel!
    Como li em outro blog: "temos que reaprender a aprender a viver" hehehe

    Abraço
    Cleuber

    ResponderExcluir
  2. Já Leoooo?
    Nossa! Foi muito rápido.
    olha cara desjo de verdade toda sorte e sucesso pra vc. Em breve nos veremos.

    Estamos na torcida pelo seu emprego.
    Au Revoir.

    ResponderExcluir
  3. "temos que reaprender a aprender a viver". Gostei, vou levar essa frase comigo!

    ResponderExcluir