Status do processo

Status do processo: Finalizado.

domingo, 17 de julho de 2011

Desjardins - Transferência de Patrimônio


Alguns optam por comprar Travalers Cheques (TC), outros optam por levar uma parte em VTM. O ruim dessas opções é o fato delas utilizarem o dolar turismo e o VTM pelas taxas de saque que é um absurdo e também pelo fato dele não trabalhar com dolar canadense e incidir dupla conversão câmbial. Eu não gostei muito dessas opções porque eu iria perder dinheiro e um imigrante não pode se dar esse luxo. Diante disso eu segui a recomendação de alguns amigos e optei por transferência bancária para o Desjardins.

Através do site do Desjardins eu fiz uma solicitação de abertura de conta que levou en torno de 1 semana e isso aconteçeu em meados de maio. É importante frizar que esta conta está pré-aberta e para finalizá-la é necessário ir na agência pessoalmente. Para evitar fraudes os bancos exigem a presença para finalizar a abertura qualquer conta. Trata-se de uma lei regulamentada para evitar fraudes.

Quarta-feira passada, dia 13/07, eu fiz uma solicitação de transferência de patrimônio porque trata-se de contas de mesma titularidade e também porque o dinheiro será utilizado para fins pessoais. Se fosse de titularidades diferentes seria uma ordem de pagamento. Sexta-feira minha solicitação chegou no setor de câmbio e tive que ligar para confirmar a taxa de câmbio e dar o sinal verde.

Bem...essa transferência, como trata-se de operação bancária, utiliza a cotação do dolar comercial que é bem mais em conta que o dolar turismo.

Vamos aos valores:

O Bradesco cobrou uma taxa de $80 dolares (por transferência) + IOF (0.38%). A cotação ficou em CAD$1,6620. Então sugiro a quem optar por este meio em transferir tudo de uma vez.

Papelada:

Tive que levar o recibo do imposto de renda e mais alguns informes de rendimentos porque nesse ano eu me classifiquei como isento e não declarei o importo de renda. Levei uma cópia do meu CSQ e a comunicação de saída definitiva do pais para comprovar a imigração. Levei também uma certidão negativa que comprova a regularidade do meu CPF junto a receita federal e também o documento que o Desjardins com os dados da minha conta.

A solicitação foi realizada junto ao gerente da agência e ele pediu para assinar um boleto de câmbio e pronto. Ontem eu verifiquei o saldo da minha conta, pelo internet bank, e o valor já saiu da mesma. O setor de câmbio me deu um prazo até a terça-feira para o dinheiro está na conta.

Segundo meus cálculo, eu perdi R$ 346,08. Se eu fosse optar pelo TC pederia em torno de R$1.000. Ou seja, foi um negócio bom.

Sei que algumas pessoas tem dúvidas em como levar dinheiro para o Canada e espero que eu tenha ajudado com alguns informações sobre esse procedimento.

Até mais...

Um comentário:

  1. Recebi hoje os dados de minha conta no desjardins. Breve vou fazer minha transferência.

    Chegando o dia hein?? :)

    ResponderExcluir