Status do processo

Status do processo: Finalizado.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Qual é o seu Canadá?

Há quase 2 décadas o Canadá virou destino para muita gente espalhada no mundo. Recebendo gente das mais diversas culturas, o país viu a importância do imigrante em todas as áreas e a real necessidade de povoar um dos maiores territórios do planeta. O processo de imigração sentiu várias mudanças desde sua criação e o país também mudou bastante para melhor receber os que aqui chegam. O recém-chegado já encontra bastante apoio em território canadense seja de organizações não governamentais, associações ou institutos que, muitas vezes, trabalham em conjunto com o governo. O processo de imigração do Canadá já foi muito elogiado internacionalmente e hoje carrega uma boa reputação no que se diz respeito à eficiência da seleção.
O Brasil é um dos países que mais cedem profissionais qualificados em diversas áreas como administração, gerência de projetos, educação física, engenharia e principalmente informática, entre outras. E o profissional brasileiro, de modo geral, tem obtido uma boa resposta dos empregadores e do mercado canadense. Comprometimento, profissionalismo e experiência são alguns ingredientes do segredo de quem vence em terras geladas. Segundo dados do Departamento de Imigração Canadense, comparando-se os anos de 1999 a 2008, a imigração de brasileiros aumentou 330%. Outro dado importante é que de 2000 a 2007 o Canadá recebeu mais de 8200 imigrantes vindos do Brasil, uma incrível média de mais de 2 por dia.
Mas, de fato, o que significa morar no Canadá? Morar no Canadá é viver num dos países mais bonitos do mundo. É também fazer parte de uma sociedade mais justa e ter qualidade de vida. É ter oportunidades de estudo e de trabalho. É conviver com gente de todo canto do planeta e ouvir diversas línguas na rua todo dia. É aprender o tempo todo e estar sempre aprendendo. Há também o fator segurança, o que faz uma enorme diferença para os que têm filhos ou para aqueles que sentem ou sentiram falta dela, de alguma forma, no Brasil. Morar no Canadá também significa ter a oportunidade de ver o mundo de outra forma e de outro ângulo, além de viver com as 4 estações. É experimentar coisas novas e diferentes no inverno, esperar ansiosamente pela primavera, curtir ao máximo o verão e se encantar com o colorido do outono. É ainda viver numa economia estável e saber que os impostos estão sendo usados para o bem comum, da coletividade e para a comunidade. Muitos apontam que viver no Canadá é ser valorizado e respeitado pelo que você é além de viver com dignidade. Para muitos, morar no Canadá é como viver num filme e estar realizando um sonho.
Porém, vir para o Canadá poder ser um grande erro. Para alguns o Canadá significa regresso profissional, já que não conseguem a equivalência de seus diplomas, certificados e credenciais. Esses encontram muita resistência das associações e do próprio mercado, principalmente profissionais da área de saúde como médicos, psicólogos e enfermeiros por exemplo. Para outros, o Canadá significa ter que enfrentar mais de seis meses de frio, viver trancado em casa por causa da neve e sentir depressão pela falta do sol e do calor. Muitos também não se adaptam aos dias curtos no inverno. O Canadá também pode passar uma falsa promessa e uma verdadeira baixa na qualidade de vida. Ter empregada doméstica é um luxo, salão de beleza é caro e não há vizinho que se possa contar são alguns exemplos. Viver aqui significa superação, ter autocontrole e muita perseverança. Difícil para muitos é deixar o trabalho e a carreira pra trás, assim como os amigos, cultura e principalmente a família. Ter que se acostumar com a comida, aprender outra língua e lidar com o clima são alguns desafios na nova vida dos que chegam ao Canadá. Outro fator que incomoda bastante é o sistema único de saúde: não poder ter um plano de saúde privado pode ser algo bem negativo. Faltam médicos no país inteiro e a espera no atendimento nos hospitais beira o inaceitável. Agora, para a esmagadora maioria, há uma coisa muito difícil de lidar. Pior do que já tudo apresentado. E é algo constante. Incômoda e sempre viva. Fala-se da saudade. A saudade é a parte mais difícil que o novo imigrante passa a administrar, principalmente a saudade da família. A falta física do pai, da mãe e dos irmãos é muito dolorida. A saudade é eterna. Para todos, morar no Canadá significa estar emocionalmente dividido. É aprender a se comunicar por telefone ou via e-mail e se limitar a ver sua família através do computador. Enfim, o Canadá não é pra todos e para muitos ele pode se tornar um verdadeiro pesadelo.
Para os que passam pelo processo de imigração e mudam de vez o Canadá é, acima de tudo, uma grande aventura. É fundamental que o futuro imigrante esteja preparado. Saber o que quer e o que pode ser que venha a enfrentar. É como “nascer de novo”. É enfrentar problemas inimagináveis e muitas das vezes se deparar com uma dura realidade. É ter que conviver principalmente a saudade. Imigrar requer planejamento. Ter vários planos e segui-los. É estar disposto a começar do zero se necessário. É estar disposto a dar uns passos pra trás e saber a hora certa de dar o passo pra frente. Parte do planejamento é saber pra onde você está indo e se informar. Ler muito sobre o país, as cidades e fazer contatos com os que passaram pelo mesmo. Hoje a internet, sites de relacionamento e blogs é a melhor dica para fazer amizades e buscar informações.
by: Rodrigo Araújo/ CanadaBrasileiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário