Status do processo

Status do processo: Finalizado.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chegada ao Canada

Só conseguei postar agora, segue o relato abaixo:

Último dia 22 de julho eu embarquei rumo ao Canada. Viajei pela Air Canada com duas conexões: São Paulo e Toronto. O vôo saiu as 12:50 e cheguei em Guarulho as 17:50, comi alguma coisa e fui direto para a PF, depois eu fiquei mofando na sala de embarque esperando o vôo para Toronto.

Peguei o próximo voo por volta as 20:10 com duração de 10 horas, mais ou menos e foi muito cansativo porque passei muito tempo sentado e sem condições de dormir. Logo depois que o avião alcançou a altura de cruzeiro, o jantar foi servido. No jantar tivemos o prato quente que foi um pedaço de frango com arroz, pão pequeno, um pote de manteiga e um pote com tomate um pouco apimentado.

Fiquei vendo a programação de fimes, shows, radio, seriados através de um display instalado atrás de cada poltrona. Durante o vôo a tripulação serve água, refrigerante, sacos de salgadinhos. Bem legal o serviço da Air Canada.

Antes de pousar a tripulação serviu o café da manhã e este foi composto por dois tipos de prato quente (panqueca ou omelete), você que escolhe. Bem, eu escolhi omelete. Este era feito só de ovos e acompanhado de bacon. Além disso teve frutas (mamão e melão), um pote com doçe de goiaba e outro pão pequeno

Por volta das 5:45 o avião pousou em Toronto, enorme o aeroporto, e fui direto para a imigração depois eu peguei as bagagens para poder despachar para Montréal. Sai do aeroporto de Toronto as 8:00 e cheguei em Montréal as 9:17. Um amigo estava me esperando para me levar direto para Ville de Québec, cidade que estou no momento. Levei 2 horas e meia de carro.

Resumindo, cheguei muuuuuito cansado, com dores nas cotas, braços, meus olhos ardendo devido a não ter dormido.

No momento estou utilizando câmera fotográfica de amigos para tirar fotos, mas assim que eu comprar uma ficará mais fácil então em breve estarei postando as fotos.

Até mais.

domingo, 17 de julho de 2011

Desjardins - Transferência de Patrimônio


Alguns optam por comprar Travalers Cheques (TC), outros optam por levar uma parte em VTM. O ruim dessas opções é o fato delas utilizarem o dolar turismo e o VTM pelas taxas de saque que é um absurdo e também pelo fato dele não trabalhar com dolar canadense e incidir dupla conversão câmbial. Eu não gostei muito dessas opções porque eu iria perder dinheiro e um imigrante não pode se dar esse luxo. Diante disso eu segui a recomendação de alguns amigos e optei por transferência bancária para o Desjardins.

Através do site do Desjardins eu fiz uma solicitação de abertura de conta que levou en torno de 1 semana e isso aconteçeu em meados de maio. É importante frizar que esta conta está pré-aberta e para finalizá-la é necessário ir na agência pessoalmente. Para evitar fraudes os bancos exigem a presença para finalizar a abertura qualquer conta. Trata-se de uma lei regulamentada para evitar fraudes.

Quarta-feira passada, dia 13/07, eu fiz uma solicitação de transferência de patrimônio porque trata-se de contas de mesma titularidade e também porque o dinheiro será utilizado para fins pessoais. Se fosse de titularidades diferentes seria uma ordem de pagamento. Sexta-feira minha solicitação chegou no setor de câmbio e tive que ligar para confirmar a taxa de câmbio e dar o sinal verde.

Bem...essa transferência, como trata-se de operação bancária, utiliza a cotação do dolar comercial que é bem mais em conta que o dolar turismo.

Vamos aos valores:

O Bradesco cobrou uma taxa de $80 dolares (por transferência) + IOF (0.38%). A cotação ficou em CAD$1,6620. Então sugiro a quem optar por este meio em transferir tudo de uma vez.

Papelada:

Tive que levar o recibo do imposto de renda e mais alguns informes de rendimentos porque nesse ano eu me classifiquei como isento e não declarei o importo de renda. Levei uma cópia do meu CSQ e a comunicação de saída definitiva do pais para comprovar a imigração. Levei também uma certidão negativa que comprova a regularidade do meu CPF junto a receita federal e também o documento que o Desjardins com os dados da minha conta.

A solicitação foi realizada junto ao gerente da agência e ele pediu para assinar um boleto de câmbio e pronto. Ontem eu verifiquei o saldo da minha conta, pelo internet bank, e o valor já saiu da mesma. O setor de câmbio me deu um prazo até a terça-feira para o dinheiro está na conta.

Segundo meus cálculo, eu perdi R$ 346,08. Se eu fosse optar pelo TC pederia em torno de R$1.000. Ou seja, foi um negócio bom.

Sei que algumas pessoas tem dúvidas em como levar dinheiro para o Canada e espero que eu tenha ajudado com alguns informações sobre esse procedimento.

Até mais...

Está chegando o dia


Minhas malas estão praticamente prontas, falta apenas colocar algumas peças de roupas e um material que um amigo pediu para levar para ele. Serão duas malas de 32kg, meu saxophone e uma packpack da targus.

Pois é galera do dia está chegando e não vejo a hora de pisar em solo canadense, meu vôo está marcado para as 12:40. Quinta-feira terei minha última despedida, com a minha turma da faculdade.

Até mais...